Eu aprendi que toda decisão muito importante (que muda completamente a vida de uma pessoa) deve ser ponderada, meditada incansavelmente avaliando todas as possibilidades e de preferência tendo o MAR como plano de fundo para os rabiscos.
Traçando uma comparação, as trilhas ensinam muito sobre a melhor forma de seguir o caminho.
* Trilhas por caminhos conhecidos não acrescentam muito conhecimento. Se você conhece o caminho é fácil. O desafio é buscar trilhas diferentes.
* Nas bifurcações é importante prestar atenção nos detalhes... nos rastros de quem passou por ali e achou por bem indicar o caminho. Não devemos ignorar a experiência de quem está um passo à nossa frente.
* As trilhas moderadas (fáceis) te levam a lugares bonitos... porém, quanto mais intensa for a trilha, pode esperar um paraíso no final dela. Quanto mais difícil o acesso, melhor a recompensa.
* Água e boa respiração fazem toda a diferença. Assim como quase tudo na vida, só damos valor a essas coisas quando nos falta. E que valor...
* Pra toda descida existe uma subida e vice-versa. Nunca subimos o tempo todo ou descemos sem parar.
* Entrar na natureza é como entrar na casa de um desconhecido. Você nunca sabe o que vai encontrar. Por isso é sempre bom pedir licença, ter zelo e acima de qualquer coisa, manter o RESPEITO.
* Quanto mais se livrar do conforto, mais fácil será a caminhada. Seu caminho se torna menos penoso se você carregar o minimo de peso possível.
* Parar para descansar é importante, mas quanto menos paradas, menos tempo você leva... e é sempre melhor chegar com a luz do sol porque trilhas à noite são um tanto quanto misteriosas e assustadoras.
* Não acredite em tudo o que te disserem. Até mesmo os caiçaras se valem da sua ignorância para levar vantagem. Então pondere sempre as informações. Às vezes você faz em 1 hora uma trilha que te disseram levar 3 horas.
* Nem todas as serpentes são venenosas. Mas isso exige um estudo para entender melhor sobre veneno.
* Comida é comida... não importa se é temperada e quente.
Como dizem por aí e com toda a sabedoria do mundo... "O melhor tempero para qualquer prato, é a fome".
* Se você está sozinho numa trilha, automaticamente reclama menos porque não tem quem tenha dó de você. Logo, se você pensa que não conseguirá subir um monte de pedras porque à essa altura os musculos da sua perna saltam de dor, pode ter certeza de que você vai transpor este monte de pedras e os outros 4 que estão à frente... e sem reclamar...
Nós temos mais força do que demonstramos.
* Confie em deixar seu dinheiro em qualquer lugar, porque ninguém vai mexer... mas se você for mulher, ande no mínimo com um canivete. Homem é homem em qualquer lugar, só que na cidade eles chegam com uma conversinha que você corta com palavras e no mato pode ser que vc precise cortar com a faca mesmo."
Quanto maior o desafio, maior o sentimento de plenitude e realização. Muitas vezes passamos por trilhas tão complicadas que pensamos que nunca mais vamos nos meter no mato de novo... mas passam-se semanas e lá estamos nós, trilhando novos rumos. .. cada vez mais longos e difíceis... cada vez mais saborosos no final.

Nenhum comentário:
Postar um comentário