quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mensagem de um amigo


Embora as pessoas passem pela vida sem notar a importância de certos sentimentos e ações, é fato que tudo tem um porquê.

Refletir o que as palavras causam já é um avanço, porque quando proferimos palavras, essas vibrações ecoam pelo universo e não se perdem. Tanto para edificar quanto para destruir, elas sempre voltam para nós.

Tudo de positivo que emanamos, imperceptivelmente afeta nosso humor e no de quem nos cerca, assim como acontece com a negatividade latente dos mal humorados.

Cada pessoa guarda um histórico dentro de si que muitas vezes nem conhece. Uns com incontáveis páginas, outros apenas começando. Cada um de nós deveria ver os dias como dias letivos. A aprendizagem não se resume num diploma. A vida é a escola maior.

Desde que vimos o mundo pela primeira vez (seja com olhos vegetais, irracionais ou sem forma) passamos a aprender. Nunca saberemos todas as verdades. Em algumas vidas a verdade é tão agressiva que é preferido não vê-la.

Mas Deus é pai e um bom pai não deve ser bom 100% do tempo. Vez por outra, quando nossos pés se afastam demais do chão, a faísca de luz (o pedacinho divino) que habita dentro de todos, fica mais reluzente e nos faz lembrar de que a verdade é mais detalhada do que a nossa mente (ainda tão pequena) consegue captar.

Se você olha as suas unhas e percebe que não estão cuidadas, muitas vezes você sequer se importa, mas no dia que as suas unhas lhe faltassem e você precisasse coçar a cabeça, se arrependeria de não tê-las dado o valor devido.

Quanto menos cuidar do seu corpo, mais precisará dele.

Quanto menos amar a si próprio, mais vezes terá que retornar para aprender a fazê-lo.

É muitíssimo estranha a forma como o homem vem se comportando há algumas centenas de anos.

Uma árvore, por exemplo, leva séculos viva e adaptada no mesmo lugar. Às vezes o campo dá lugar à cidade, o bosque se acaba e em seu lugar vem o asfalto, mas a centenária árvore permanece firme e viva. Sempre cumprindo a sua função de alimentar (ainda que sejam pássaros), contribuir com o oxigênio, dar sombra, abrigar namorados, etc. Daí vem o homem austero e imprudente, sem o menor respeito por um ser vivo de tamanha importância e por uma razão medíocre qualquer, em seu próprio “beneficio”, corta um ser que fazia a sua parte num meio ambiente harmonizado.

Isso acontece a cada segundo e em todas as partes do globo.

Quando as pessoas atingem uma inteligência, um grau de evolução a ponto de preservar o seu ambiente, respeitar o seu próximo, respeitar a si mesmo, refletir conceitos e valores, essas pessoas tornam-se evoluídas de tal modo que atingem outras esferas.

Esferas onde a matéria não faz o menor sentido, pois o maior valor vem de dentro. E não é de dentro do coração, como dizem os ignorantes. O coração é um músculo que bombeia sangue para o corpo. É vital, sem dúvida, mas o cérebro é a peça chave que conecta diretamente corpo e espírito.

Tudo o que você pensa, reflete no seu espírito... mas ignorantes que somos não cabe dizer “eu te amo do fundo do meu cérebro”. Prontamente usamos o coração no lugar.

Quando o físico acarreta problemas no cérebro... digo... se o seu ambiente te perturba e seu corpo e psique não suportam as condições problemáticas externas, você acaba agredindo a si próprio . deixa de lado o seu amor pessoal em prol de comodismo ou bem estar de outrem. O que agride demais o psicológico, agride o cérebro e acarreta doenças.

Nós desenvolvemos as nossas doenças e isso se chama livre arbítrio e não é a vontade de Deus como todos pensam.

Deus é uma força única e regente. Inalcançável. É extremamente justo e bom. Não confunda bondade com concessão das vontades. Há uma ampla diferença.

O que quero explicar é que se Deus habita em nós, não quer de nenhuma forma nos prejudicar, mas nos dá escolhas. Nós só passamos por aquilo que merecemos.

Se um bom pai de família, um homem de bem, com bons princípios e boa moral fica acamado, mesmo tendo pedido a Deus por toda a vida que o levasse sem sofrimento, a escolha foi dele.

Quais os caminhos traçou?

Será que não viu demais o bem estar dos outros e esqueceu do seu?

Por que não mudou o foco e ao invés de se agredir, passar a se dar mais valor?

Não foi Deus quem deixou de ouvir as preces. Foram as escolhas feitas de forma imprudente.

Não tenha pena. Apenas encaminhe essa pessoa à luz se você se sentir preparado para isso.

Não adianta fingir que o conhecimento não está chegando à você. Você pode entender ou ignorar. É bem mais fácil ignorar, mas é imprudente.

Quando alguém mais esclarecido nos fala, devemos abrir os ouvidos para entender.

Bons professores se enaltecem quando são surpreendidos por seus discípulos.

Use sempre alguns minutos do seu dia para reflexão. Seja egoísta por um momento. Isso não vai te fazer mal algum.

Quando digo egoísta, digo mudar coisas em você. Fazer coisas por você que te façam sentir bem, sentir alegria em estar vivo.

Tem gente (muita gente) que tem medo da felicidade. Que até se sente mal em ser feliz. Isso acontece porque estão todo o tempo pensando nas pessoas ao redor.

Você não deve bloquear o seu momento de bem estar e pensar em pessoas que estão sofrendo enquanto você sorri.

Isso não é amor próprio.

As pessoas sofrem porque escolheram assim. Você se alegra e colhe felicidade porque escolhe assim.

Como o dito... nem todos são passiveis de entender a verdade, posto que são passionais e o porquê dos acontecimentos não é algo assim tão digerível aos ouvidos humanos.

Não tenha pressa... o entendimento vem ao seu tempo. Só não vire as costas a ele. Isso não ajudaria na tua evolução.

Existem regras universais. Toda a natureza segue regras primarias. Vocês vivem num mundo regrado e acostumem-se a pensar que regras não podem e nem nunca poderão ser ruins.

As regras humanas se embaralham com os interesses mais pessoais que coletivos. Uma maioria desfavorecida e uma minoria ditando o que deve ser feito.

Isso acontece em nível mundial. A Terra é um lugar onde você é espiado e provado o tempo todo.

O dinheiro desfaz a ética e o poder é centrado nas mãos dos mais anti-éticos por escolha da própria população desfavorecida que prefere reclamar que argumentar mudança.

Falo de regras à medida que elas existem do vosso lado e do nosso também. É comum a todos os planos.

Todo livre arbítrio gera conseqüências. Quando o livre arbítrio passa do limite de fazer mal a si mesmo e passa a prejudicar o próximo, as regras aparecem. O seu direito acaba onde o do outro começa.

Além das regras ditadas pelo homem, das regras estabelecidas em outro plano, nós próprios criamos as nossas regras pessoais e as levamos para os relacionamentos. Isso gera duas vertentes:

Quando a pessoa com quem você se relaciona concorda com o seu ponto de vista, aí a regra é válida em comum acordo e funciona.

Quando há divergência, a regra se torna imposição e reprime.

Entenda que relacionamentos são formados por pessoas com universos particulares extremamente diferentes. A bagagem que um indivíduo carrega não pode ser igual a do outro. Mesmo que seja parecida, a história tem modos diferentes de ser contada. Uma vírgula pode alterar todo o contexto.

Quero chegar ao ponto de discorrer sobre relações (principalmente conjugais).

De forma geral, o homem tende a ser mais realista, imponente, impassional, decisivo, centrado. Por sua vez a mulher tende a ser emotiva, indecisa, insegura, cuidadosa, zelosa, companheira.

Mesmo com os valores mudados, a essência sempre foi essa (poderia discorrer mais sobre isso)...

Homem e mulher se completam até fisicamente. É um equilíbrio perfeito e desse equilíbrio é sugerida a boa educação para os filhos.

O que precisa haver num casamento é a verdade e compreensão.

Pessoas não mudam por outras. Se isso ocorrer, na primeira janela que se abrir, correrão para os mesmos “erros”. Pessoas mudam por si próprias e quando assim desejam.

Se você ama uma pessoa, você vê sim os defeitos dela por observá-la o tempo todo. Você deve prestar atenção em quem zela por você. Porém, aprender a conviver com defeitos e ajustá-los devagar a sua rotina é uma tarefa árdua.

Se você conhece seu parceiro e ama do jeito que conheceu, mudá-lo é ilusão.

Isso não quer dizer que a pessoa não seja passível de mudança, quer dizer que a pessoa pode (até sem querer)forjar uma mudança apenas para postergar uma situação cansativa. Assim que você se ausentar o erro se repetirá .

A melhor fonte de mudança não é a cobrança, é o amor sincero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário